Virtual Teológico

Sermão expositivo: como fazer - Guia Completo para Pregadores

Sermão expositivo: como fazer - Guia Completo para Pregadores

Um sermão expositivo é uma forma de pregação que se concentra em explicar e aplicar o significado de um trecho específico da Bíblia . O pregador se concentra em um texto bíblico e explora seu significado, contexto histórico e aplicação prática.

Breve descrição da origem da pregação expositiva

Segundo Braga, sermão expositivo é aquele em que uma porção mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em relação a um tema ou assunto. A maior parte do material deste tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço consiste em uma série de ideias progressivas que giram em torno de uma ideia principal. Legal você não acha!

Em outras palavras, ele expõe o significado de uma passagem da Escritura e mostra a sua relevância para a vida dos ouvintes. É o tipo de pregação onde o ponto central de um texto bíblico é também o centro desse sermão. Mesmo com tudo isso, porque esse estilo de aprsentação se torna uma ferramenta que todo pregador deve usar, e de ser usasdo como guia para pregadores? Logo  a seguir vou expor 6 argumentos que dizem porque esse sermão deve fazer parte do arsenal de qualquer pregador.

|CONTINUA APÓS A PIBLICIDADE|

Argumentos a favor da pregação expositiva:

  1. Economiza o tempo do pregador: A pregação expositiva pode economizar tempo, pois o pregador não precisa passar horas procurando um tema ou tópico. Em vez disso, ele pode se concentrar em um texto bíblico específico e desenvolver um sermão em torno dele.
  2. Método natural e razoável: É considerado o método mais natural e razoável com relação a qualquer texto. Isso ocorre porque ela se concentra em explicar e aplicar o significado de um texto bíblico específico, em vez de tentar encaixar o texto em um tema pré-determinado. Mas cuidado, use as regras de interpretação para não comprometer o significado do texto, por isso indico nosso outro artigo que fala das 4 coisas que você precisa saber para ler a Bíblia corretamente. 
  1. Fidelidade ao texto: A mesma tende a produzir maior fidelidade ao texto. Isso significa que ela se esforça para apresentar o significado original do texto bíblico, sem distorções ou interpretações pessoais. lembre-se da dica sobre as, 4 coisas que você precisa saber para ler a Bíblia corretamente. 
  2. Mensagens contextuais: Essa modalida propicia mensagens não meramente textuais, mas contextuais. Isso significa que ela leva em consideração o contexto histórico e cultural do texto bíblico, proporcionando uma compreensão mais profunda de sua mensagem, trazendo beleza e significado a mensagem que o mesmo propõe transmitir.
  3. Respeito ao texto original: Pelo fato de tratar a Bíblia como foi escrita, a pregação expositiva caracteriza-se por respeitar o texto e seu sentido original. Isso garante que a mensagem original da Bíblia seja transmitida com precisão aos ouvintes.
  4. Contato profundo com a Bíblia: O ouvinte é levado a ter um contato mais profundo com a Bíblia. Isso ocorre porque a pregação expositiva incentiva os ouvintes a se envolverem diretamente com o texto bíblico, promovendo uma compreensão mais profunda e pessoal da Palavra de Deus.

Veja agora os 5 passos detalhados para criar um sermão expositivo:

|CONTINUA APÓS A PIBLICIDADE|

Pegue caneta e papel e anote o que vou dizer, porque a partir de agora vamos entrar de vez no mundo desse tipo de sermão, portanto anote para facilitar o seu trabalho, vamos nessa?

  1. Escolha o texto para sua pregação expositiva: Comece escolhendo um texto bíblico que seja relevante para o tema que você deseja abordar. Pode ser um versículo, um capítulo ou até mesmo um livro inteiro. O importante é que o texto tenha uma mensagem clara e significativa para o público. Por exemplo, se você deseja falar sobre a importância da fé, pode escolher Hebreus 11 como seu texto.
  2. Faça uma análise detalhada do texto bíblico: Depois de escolher o texto, é hora de analisá-lo em profundidade. Isso envolve entender o contexto histórico e cultural em que o texto foi escrito, bem como a intenção do autor ao escrevê-lo. Por exemplo, se você escolheu Hebreus 11, você pode pesquisar sobre a situação dos cristãos hebreus na época em que o livro foi escrito e como a mensagem do capítulo se relaciona com suas circunstâncias. Para isso você pode fazer uso de livros, bíblias em versões diferentes, comentários, dicionário bíblicos, aplicativos de estudo da bíblia entre outros e lembre-se, faça anotações de todas as suas pesquisas.
  3. Declare o tema em uma declaração concisa da verdade do princípio que foi revelada pelo texto que foi escolhido: Após analisar o texto, você deve ser capaz de resumir sua mensagem principal em uma declaração concisa. Esta será a tese do seu sermão. No caso de Hebreus 11, a tese pode ser algo como “A fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”.
  4. Descubra os pensamentos contribuintes na passagem que ilustram o tema, ou aquela primavera: Agora é hora de dividir o texto em partes menores e identificar os pontos principais que apoiam sua tese. Cada um desses pontos se tornará um ponto principal em seu sermão. Por exemplo, em Hebreus 11, você pode identificar várias histórias de personagens bíblicos que exemplificam a definição de fé dada no início do capítulo.
  5. Aplique o sentido da Escritura para hoje: Finalmente, você deve aplicar a mensagem do texto à vida cotidiana dos ouvintes. Isso pode envolver dar exemplos práticos de como eles podem viver a mensagem do texto em suas próprias vidas ou encorajá-los a refletir sobre como a mensagem se relaciona com suas experiências pessoais. 

Agora que você já sabe as ideias mais importantes de como criar um sermão expositivo, vamos colocar a mão na massa e entender como colocar tais ideias dentro de uma estrutura para organizar seu sermão.

Preparando o esboço do sermão Expositivo

|CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE|

A estrutura de um sermão expositivo geralmente segue o seguinte formato:

  1. Título: O nome do sermão.
  2. Tema (tese): O assunto do sermão.
  3. Texto: A passagem bíblica que serve como base para o sermão.
  4. Introdução: Esta é a parte introdutória da pregação, onde o tema é apresentado.
  5. Desenvolvimento:
    • Decomposição do texto bíblico: Aqui, o texto é dividido em partes menores para análise.
    • Argumentação: Esta parte envolve a discussão das lições do sermão.
    • Ideia central: A ideia principal da mensagem é feita por meio dos versículos do texto utilizado para pregar.
  6. Conclusão: Aqui são feitas as pontuações finais, a aplicação prática e o apelo.

Por exemplo, se estivéssemos fazendo um sermão expositivo sobre Isaías 6:1-8, poderíamos ter a seguinte estrutura:

  • Título: A Visão de Isaías
  • Introdução: Apresentação do tema
  • Desenvolvimento:
    • Decomposição do texto bíblico:
      • Lugar de Deus: Isaías 6:1
      • Santidade de Deus: Isaías 6:2,3
      • Presença de Deus: Isaías 6:4
    • Argumentação: Discussão sobre a visão de Isaías e seu significado
    • Ideia central: A soberania de Deus
  • Conclusão: Aplicação prática e apelo

Conclusão

|CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE|

Hoje, tivemos a oportunidade de fazer um mergulho profundo na estrutura do sermão expositivo. Espero que as verdades que exploramos juntos possam iluminar nossos caminhos e guiar nossas vidas. Que possamos continuar a buscar a sabedoria nas Escrituras e permitir que elas moldem nosso caráter e ações. Obrigado por sua atenção e participação. Que Deus nos abençoe e nos mantenha firmes em Sua Palavra. E não deixe de COMPARTILAR esse artigo em suas redes sociais para que essas instruções possam alcançar nossos irmãos e irmãs que desejam pregar ou pregam a palavra de Deus. Nos vemos no próximo artigo.

É formado em Teologia pela Faculdade Adventista do Paraná e Desenvolvimento Web, Designer Gráfico pelas escolas UDEMY Academy e Stand By. Marketing Digital pelo Núcleo Expert FNO. Atualmente atua como Colportor de Carreira na Associação Pernambucana da IASD em Recife PE e cursa MBA  em Gestão de Projetos.

Seja bem vindo,

Inscreva-se para receber as novidades em primeira mão e mantenha-se atualizado

FAÇA PARTE INTEGRAL DE NOSSA COMUNIDADE

Quem se inscreve recebe material exclusivo

COLOQUE SEU NOME E E-MAIL PARA RECEBER OS MELHORES CONTEÚDOS

Esteja entre os primeiros a saber quando postamos um conteúdo NOVO